terça-feira, 1 de abril de 2014

Sobre festivais

Aqui todo dia se comemora alguma coisa. É muito confuso de entender, mas tenho observado o máximo possível e feito muitas perguntas. 30 de março foi algum festival para a deusa Durga. Ela tem 9 braços e geralmente está sentada em um tigre ou leão. Na rua perto do escritório tinham muitas estátuas dela bem grandes, muitos homens e carro de som e um espaço coberto que foi montado no meio da rua, onde as pessoas sentavam e me pareceu ser uma apresentação de música. Fiquei em torno de 10 min nesse lugar e depois voltei para o escritório, Akshita me disse que esse não é um festival bom para meninas pois os homens se comportam mal na rua.

Ontem foi o ano novo hindu. Não vi nada muito diferente na rua, mas todos os homens do escritório estavam usando o bindi, aquela bolinha no meio da testa, e todos na cor laranja. Os templos estavam muito enfeitados com flores, fui em um aqui próximo do escritório e ganhei um doce. Primeira vez que eu entrei em um templo. Toda vez que passo em frente desse aqui próximo de onde trabalho uma senhora me faz um sinal, achei que ela estivesse pedindo dinheiro mas ontem entendi que estava nos convidando pra entrar. Entrei e uma menina que falava inglês me explicou algumas coisas, me levou para encostar na estátua de Ganesha e me apresentou ao senhor que cuida do templo. O senhor me deu um doce e pôs a mão na minha cabeça. Ontem foi também o inicio do Navratri, um festival que dura nove dias, em homenagem a deusa Durga. Navratri e o ano novo acontecem sempre juntos, mas mudam de dia a cada ano.

 Hoje é o segundo dia do Navratri, vi como uma procissão na rua, muito bonita! Foi um comboio de homens, alguns tambores, carros de som e muitas motos, todos carregando bandeiras laranjas e cantando e jogando flores para o alto. Laranja é a cor de deus, me explicaram aqui. O diretor pediu ao seu motorista para me acompanhar e fomos eu e ele andando atrás da procissão. Ela parou em torno de uma praça onde ficamos observando, depois seguiu para outro lugar, mas nós voltamos para o escritório. Fiz esse video:


https://www.youtube.com/watch?v=xfnrQ0cfnX8&feature=youtu.be


É bem difícil entender as pessoas que falam inglês aqui, e geralmente estamos falando sobre algo da cultura hindu, então no meio do inglês enrolado vem nomes em hindi ou sânscrito. Cada deus tem mais de um nome, são mais de mil deuses, cada estado tem seu dialeto, então cada lugar chama o deus por um nome. E todo dia tem um festival. São muitas coisas para serem explicadas, muitas vezes não entendo nada de nada, só fico achando bonito. Depois corro pra internet pra ver se entendo alguma coisa melhor. Acho também que é bem difícil para eles explicar as coisas, por que é complexo e por que acho que ninguém nunca fez essa pergunta aqui, estou muito no interior. Pergunto muito " o que esse festival está celebrando? " ou " o que esse deus representa? ", recebo muitas respostas genéricas. Mas é demais acompanhar tudo isso de perto, é uma energia incrível, e cai esse mistério enorme em tudo o que eu não conheço, é muito bom observar coisas misteriosas.







Goddess Durga is the divine mother, who protects people from evil forces of selfishness, jealousy, hatred, anger and ego. Mother's love and her kindness towards her child, is the best example of pure love in this whole universe. 
It is believed that once the existence of the universe was under a threat by Mahishasura (the demon). The Gods pleaded Shiva to protect their world from the evil forces. Lord Shiva asked the three goddesses, Saraswati, Maa Kali and Maa Lakshami to release their powers (shaktis). The Power emerged in a female form. The Divine light emerged and a goddess of exceptional power appeared with many arms. She was beautiful as well as ferocious. Durga was an extremely gorgeous girl with full of rage. The gods named her Durga, the invincible one and they furnished her with all their arms. Durga rode on a lion to the top of a mountain. In a violent battle, she killed Mahishasura and thus, saved the world from the demon's threat.

Goddess Durga is the embodiment of the divine force of the Almighty. The word Durga, in Sanskrit means "the invincible". Durga Devi represents power, strength, morality and protection. Maa Durga is the destroyer of sin and protector of morality. Goddess Durga is also known as Shakti (Power).


o chão depois da procissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário