segunda-feira, 14 de abril de 2014

Saris


comprei 3 saris! L-i-n-d-o-s
A India tem os tecidos mais lindos do mundo.

As lojas de sari são pequenos espaços com prateleiras do chão ao teto com saris dobrados dentro de saquinhos plásticos ou caixas de papel. A loja que vende sari não vende calça jeans ou camiseta, só saris. O chão da loja é coberto com colchões brancos, para entrar você tira o sapato, deixa-o do lado de fora na rua, senta no chão, e o vendedor começa a abrir as caixas para você de acordo com a vontade dele, e ai você vai dizendo "rosa não", ou "gostei mais desse" e ai ele vai trazendo saris mais parecidos com os que você se interessou. Em quase todas as lojas do mercado aqui de Mandsaur é preciso tirar o sapato para entrar, os templos também são assim, no inicio fiquei achando que iriam roubar meu tênis (carioca), mas depois do primeiro templo perdi esse medo. Todo mundo aqui usa chinelo, mulheres de sari, mulheres de burca, homens muçulmanos e hindus, todo mundo. Como você tem que tirar o sapato em quase todo lugar que você entra, o chinelo faz muito sentido,  mas é mto engraçado ver as muçulmanas de burca cobertas até o topo e com os pés de fora. Eu nunca tinha imaginado o look burca e havaianas, mas aqui rola direto.

O sari é uma peça única de tecido de uns 4 metros eu chuto, que você enrola na cintura e joga por cima do ombro. Para fixar na cintura usa-se por baixo do sari algo como uma anágua, que você amarra na cintura com uma corda e coloca as pontas para dentro da anágua, para dar o acabamento. Ja vi a Neha usando com legging também, ao invés da corda ela usa o elástico da legging pra prender na cintura (bem mais prático). Muitos tecidos são transparentes, então é legal usar algo por baixo mesmo. Compõe o sari um top, se for um sari chique geralmente vem um pedaço de tecido combinando para cortar e fazer o top, se for um sari normal você tem que ir na loja de tecido. Pra fixar o sari no ombro as mulheres usam um alfinete de bebê, que prende no top. 

loja de tecido: um sonho


Depois de ir nessas duas lojas leva-se os saris e os tecidos na costureira. A nossa costureira é a esposa do dono da loja em que eu comprei os saris. A base do sari precisa de um forro para que o tecido tenha caimento no corpo, e é necessário costurar o top. A costureira tira suas medidas e fica com todo o material. Eu deixei pra ajeitar dois saris, fazer 5 tops e transformar o terceiro sari numa lenga. A lenga é uma roupa tradicional que se usa por aqui composta por 3 peças, uma saia, um top e um véu. A ideia é transformar o sari em duas saias diferentes. A costureira pediu 15 dias para fazer todos esses ajustes. Ela e a Neha riram das cores de top que eu escolhi, acharam que não combina.

O sari é usado por mulheres hindus após o casamento, meninas novas e solteiras não usam, e muçulmanas usam outro tipo de veste que eu aprendi a reconhecer recentemente. Meninas novas usam saris em ocasiões especiais, como festas ou eventos sociais, e as vezes no trabalho também. A Neha propôs a gente fazer um dia de sari no escritório para podermos usar, já que não temos tantos eventos por aqui.
 O casal que me atendeu na loja foi mto atencioso, quando entramos o pai chamou o filho para ajudar, pois o menino de uns 12 anos falava inglês e ele não. Perguntei onde ele tinha aprendido e ele disse na escola St. Thomas, uma escola internacional que tem aqui em Mandsaur bem cara, que ta perdendo bastante aluno pra nossa escola e deve estar chateada. Estou contando isso porque com essa informação eu entendi que loja de sari é um negócio que da dinheiro, e que o mercado que a gente mora é lugar de gente “bacana”, apesar de ser aquele caos.



loja que comprei saris





loja de saris no fim do expediente





5 comentários:

  1. Oi Ju, eu li em alguns registros de viagem que as pessoas foram orientadas a usar sempre meias para quando fosse necessário ficar descalças, principalmente em templos.
    Sari e havaianas não parece compor muito bem.
    E o jantar ontem, como foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensei nisso também pai, mas eu gosto de entrar descalça. É muito sujo mas faz parte, ta tudo vivo, fico com vontade de sentir com os meus pés mesmo.
      beijoca

      Excluir
    2. Tá tudo vivo mesmo, literalmente, e a sola do teu pé tem história!
      Por precaução leva a meia, se der pra ficar descalça ótimo.
      Bjk

      Excluir
  2. Julia, Adoro seus posts...Mil perguntas ficam na minha cabeça depois. Os saris são caros? Tudo lindo, as cores...depois quero ver você de sari. Minha assinatura no blog aparece como "Beto e Gio" (uma conta de mil anos que nem sei qual é a senha, sei lá pq entra), mas sou eu, Giovanna! Sua ex-professora...hahaaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna fico muito feliz e orgulhosa de te ter como leitora, comentário de professora de literatura é um luxo! :)
      Pode fazer todas as perguntas, eu tento explicar com o máximo de detalhes porque pra mim faz toda a diferença, mas é muita informação e muitas curiosidades cada uma correndo para um lado, um monte de coisa fica pra traz.

      Os saris variam muito de preço, eu comprei esses 3 por mil rupias, o que dá 40 reais (muito barato, os 3 juntos por 40 reais!), mas tem sari de 10 mil rupias, e até mais caro. Os saris de festa geralmente são enfeitados com pedraria tipo cristais e perolas, não sei se são de verdade, acho que não, mas é um trabalho de bordado muito delicado, por isso que aumenta tanto. E tem sari de veludo, tem de seda, dependendo do tecido fica bem mais caro também.
      Beijos!

      Excluir