sábado, 12 de abril de 2014

Passeio no cinema





Fui ao cinema! Experiência maravilhosa. Um multiplex legalzinho, com 3 salas, ar condicionado, pipoca, só filme de Bollywood em cartaz.
Fui ver um filme chamado Main Tera Hero, é uma comédia jovem, com o seguinte plot: um cara se apaixona por uma garota na faculdade, mas ela meio que ja tem outro pretendente, o fortão da faculdade, que é um policial mal intencionado. Ele dá um jeito de denunciar o policial e ele perde a licença, e a gatora fica com o protagonista. Fim da primeira parte do filme. Aparece um aviso de POPCORN BREAK, dura uns 10 min e volta. Eles estão apaixonados andando de moto e cantando quando ela é sequestrada por um bandido num helicóptero, ele é capanga de uma garota que é apaixonada pelo protagonista e que não tinha aparecido até agora. Ele vai pra Bankok salvar a protagonista e tem que lidar com a outra garota que quer casar com ele e  com seu pai gângster. A segunda parte do filme se passa toda dentro da mansão dessa familia. Acontecem altas confusões, o ex policial aparece lá pra ficar com a garota que era namorada dele no início, mas a garota sequestradora se apaixona por ele, e depois de mais confusões eles casam e o  casal principal pode ficar junto, e ficam todos amigos. Tudo isso num clima de descontração, com números musicais e efeitos sonoros mto engraçados, num clima bem trapalhões. Gente dando tapa na cara um do outro, caindo da varanda dentro da piscina, escorregando na casca de banana, essas coisas. Tem um número musical sensacional, é um plano zenital do protagonista dançando em uma parede de escala, de forma que ele fica de frente pra câmera (paralelo ao chão) enquanto os outros dançarinos dançam no chão a mesma coreografia, e nós vemos as cabeças deles. É demais.



O filme é jovem, então tem várias referências ocidentais, especialmente na arte e no figurino. Pôster do poderoso chefão na parede, camisa com foto da Kate Moss, um plano que começa em um adesivo de armário com a cara do Che Guevara. A fotografia das cenas de dança tem bem a estética de videoclipe da MTv, muita luz colorida, cortes rápidos, etc. O figurino parece todo da Forever 21, meninas de vestidos curtos,  casacos de tricot bege, shorts e saias daquelas mais compridas atrás do que na frente, cores lisas mas tudo bem colorido, muita cor neon, calças justas, e muita barriga de fora.
Muito interessante: todas as cenas em que aparece alguem fumando vem uma mensagem no canto inferior direito da cena dizendo: cigarette smoking is injurious for health. Antes do filme começar passam duas propagandas anti-tabagistas, bem no estilo daquelas propagandas contra pirataria do Rio. O curioso é que eu nao vi nenhum fumante em Mandsaur, não sei se essas políticas antitabagistas funcionam ou se é por causa da religião, mas é raro fumantes por aqui.

foto in loco, protagonista, pai gangster de azul e
capanga fumando charuto


A sala nao estava cheia, mas as pessoas presentes riam muito do filme, esse humor pastelão parece fazer sucesso, a Neha se divertiu pra caramba. O filme é todo em hindi, mas não tive dificuldade em entender o que estava acontecendo. Perdi as tiradas engraçadas, mas a história era bem clara, daquelas que leva o espectador pela mão. 

Esse filme tem dois beijos na boca tipo selinho, foram os primeiros beijos que eu vi aqui na India ( na rua niguém se beija). Tenho visto filmes na TV e algumas séries e videoclipes, a grande maioria dos programas tem o amor/relacionamento como tema central, mas isso não passa pelo contato físico. Vi um filme inteiro chamado Casamento, sobre um casal que se gosta e casa, e eles se abraçam mas niguem se beija nem segura na mão do outro, nada assim. Esse filme que eu vi no cinema é um filme bem prafrentex, tem um monte de cenas sensuais, garotas rebolativas na moto, insinuações de beijo por todo o filme, mas que não se completam. Só ao fim o beijo acontece, num contexto muito específico. Está tudo pronto para o policial casar com a protagonista e o protagonista casar com a sequestradora, e dar tudo errado. Para resolver esse problema, as duas meninas se vestem com a mesma roupa, e ai o policial vem beijar a futura noiva (a protagonista), mas por causa da roupa confunde e beija a outra, o pai dela vê e por causa disso eles tem que casar, e ai o casal principal fica livre pra casar também. Quando vem o casamento niguem se beija, é algo que só aconteceu naquele contexto de resolução da história.


cena do filme, protagonista e as duas meninas

Eu não vou entrar em mais detalhes porque me falta informação para falar mais sobre isso, mas eu tenho observado muito como se dão as relações aqui, onde se encaixa o contato físico, e como é a representação das relações no audiovisual e na mídia. Quando eu tiver mais detalhes vou escrever sobre isso porque é muito interessante e bastante complexo, além de muito diferente do Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário