segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sobre comida e ingredientes


Hoje acordei atrasada e não deu tempo de tomar café, cheguei no escritório morrendo de fome e resolvi pedir sanduíche de um lugar que já tínhamos comido antes, queria um queijo quente simples. Pedi um sanduíche de queijo e especifiquei SEM MASSALA, sem cebola, só pão e queijo, NO SPICY. Aqui eles colocam massala até nos sucos, então especificar como você quer a sua comida é realmente importante.

O sanduíche que veio tinha as seguintes camadas, nessa ordem: pão, massala, queijo, pepino, cebola, massala, pão, ketchup, massala, salgadinho por cima pra fechar bonito.

Devia ter tirado uma foto, a cara dele era sensacional, era tudo menos o queijo quente que eu estava esperando.

É universal aqui, toda comida vem com pimenta. Qualquer comentário que você faça sobre no spicy ou no massala é essencial para que eles diminuam a quantidade de pimenta colocada e a comida fiquei menos difícil de comer, mas eles são tão acostumados com esse paladar que a sensação que eu tenho é que eles nem imaginam que comida possa vir sem pimenta.

O sanduíche estava uma delicia, mas muito temperado e apimentado, pra café da manhã eu acho meio pesado. Comida de café da manha no Rio geralmente é leve e com gosto suave, tipo pão, queijo, presunto. A comida de café da manhã clássica aqui chama poha, são flocos de arroz com temperos e coentro, tem pimenta mas é bem pouquinho, Neha faz lá em casa as vezes. 
Aqui nada tem gosto suave, não adianta,  é das coisas que eu mais tenho sentido falta então tento compensar na janta. Eu almoço comida indiana todo dia no trabalho, tem uma moça que faz em casa e entrega aqui pra gente, tipo quentinha no Rio. No primeiro dia fiquei com medo mas agora confio, os potinhos vem muito ensebados mas a comida é gostosa. Quando chega a noite eu tenho vontade de comer algo com gosto de nada, geralmente como salada com sal e ovo cozido, ou legumes cozidos, e no café da manhã tenho comido bastante fruta, pra equilibrar com a gordurada toda.

as quentinhas



chapati (como um pão arabe, é o mais comum por aqui),
arroz, legumes,  sopa

Aqui, contrariando as crenças populares, a comida é vegetariana mas não é muito saudável. Eles comem bastante legumes, isso é legal, mas eles são feitos com muito óleo, geralmente vem uma camada de gordura em cima da comida, e toda refeição inclui pão. No Rio eu andava na crise do glúten tentando parar de comer farinha de trigo, mas estando aqui é impossível, o pão tem a função de talher aqui, eles usam para molhar e pegar a comida e colocar na boca, então realmente toda refeição acompanha algum tipo de pão. Muitos são feitos de farinha de trigo (aliás na estrada o que eu mais vejo são campos dourados de trigo, é lindo), mas eles tem diversos outros grãos que viram farinha e se transformam em pão. Cada tipo de pão aqui tem um nome e eles não identificam como pão, é como os esquimós que reconhecem mais de 20 tipos de branco enquanto nós vemos tudo como branco. São todos gostosos, mas muitas vezes são fritos, ou fritos e recheados de batata, então é carboidrato recheado de carboidrato e frito. Morro de culpa de comer.

Assim como no Brasil, a comida muda bastante de um estado pro outro, da mesma forma que a gente tem comida mineira, comida nordestina, eles aqui tem comida do Rajastão, comida do sul da Índia, etc. Eu ainda não reconheço uma da outra mas acho muito legal essas variações, é muito difícil ter unidade em territórios tão grandes. 

Comida do sul da India. Os bolinhos são de
 farinha de arroz, o caldo é de legumes.


Eu fiz uma lista dos ingredientes mais usados por aqui a partir da minha experiência no dia a dia, e também uma lista dos que não são usados ou são dificeis de achar.


LISTA DE INGREDIENTES:

- USAM: farinha de trigo, arroz, beringela, repolho, quiabo, pimentão, cebola, batata inglesa, espinafre, vagem, grão de bico fresco e seco, ervilha, óleo, pepino, tomate, cogumelo paris, gengibre, cenoura, beterraba, coentro, cominho, açafrão, erva doce ketchup, bottlegourd (lembra uma abobrinha), curd ( especie de iogurte mais ralo), uma infinidade de grãos que eu nao sei o nome, paneer ( é um produto a base de leite, lembra uma ricota apesar deles não considerarem como um queijo). Frutas: banana, uva, melancia, laranja (é uma tangerina na verdade, dá pra descascar com a mão), limão, romã, mamão, sapoti, maçã (custa carrissimo  é importada), abacaxi, melão cataloupe.

- NÃO USAM/ NÃO TEM: azeite, azeitona,  aipim, batata baroa, queijo, alho, manteiga, ovo, carnes em geral, café, maracujá, caju, goiaba.


- Ja vi pra comprar mas nao vi nenhum prato que use: couve-flor, inhame, milho, camarão congelado, brócolis, batata-doce, inhame, milho, morango.

- Não vi ainda: mostarda, maionese, molho de tomate ( tentar comprar molho de tomate é sempre triste, vc pede e vem ketchup), peixe, frutos do mar.



Pãozinho frito, potinho ensebado e muita gordura.


Comendo no restaurante: Arroz frito, curd (potinho branco, iogurte com
cebola, tomate e temperos, muito bom!), dalmakhani (grãos com um molho),
paneer. Acompanhava chapati, mas ficou fora da foto.


campo de trigo a caminho de Indore

2 comentários:

  1. Muito bom esse teu relato sobre os alimentos.

    Com esses alimentos dá pra vc produzir uma refeição mais leve a noite e no café da manhã.
    Esse iogurte ralo vc consegue comprar ele puro? Dá pra fazer aquela salada libanesa de pepino com iogurte.
    Chama Tzatziki
    pepino em rodelas finas
    iogurte
    um dente de alho picado bem pequeno ou espremido
    cebola picada
    limão
    hortelã fresca picada
    sal
    azeite que se não rolar tá valendo do mesmo jeito.


    Com a berinjela dá pra fazer babaganush
    assar a berinjela na boca do fogão, se rolar um fogareiro a carvão melhor, que deve ser bem fácil de achar por aí, vc assa no fogareiro virando a berinjela aos poucos. Tem que assar, a casca vai ficar bem queimada, rachando e vai soltar um líquido durante o cozimento.
    Quando estiver assada coloque num prato, faça um corte na casca e abra ela.
    Com uma colher retire a massa da casca amasse bem com um garfo. Coloque numa peneira para escorrer mais o líquido, tipo meia hora.
    Misture com 1 dente de alho bem picado, suco de limão, sal e azeite se rolar.
    Cair dentro com o chapati.

    Berinjela grelhada, abobrinha grelhada, pimentão grelhado, erva doce grlhada. Tudo isso com arroz e u,ma salada.
    Não rola fubá? Tb pode rolar montão de receitas simples a partir do fubá.

    Beijão e divirta´se produzindo tua comida.

    Dá pra improvisar bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. :)

      Brigada pelas receitas, fiquei aqui com água na boca. A salada de pepino com iogurte é mole de fazer e fica uma delicia.

      Vou procurar farinha de milho, a Neha disse que tem por aqui, mas ainda não vi.

      beijos

      Excluir