sábado, 26 de abril de 2014

Yoga no parque


Fui na aula de yoga hoje, foi demais!

Desde que cheguei em Mandsaur estou procurando uma aula de yoga pra fazer. A yoga nasceu na índia antiga e até hoje é uma prática muito disseminada por aqui, o país tem várias  escolas e ashrams que ensinam diversas modalidades diferentes, tem inclusive um tipo de visto próprio para quem esta vindo estudar yoga aqui.
A pouco tempo soube que o parque perto do trabalho tem aulas de yoga de manhã, fui lá um dia cedo pra descobrir o horário e hoje fui fazer minha primeira aula. Eu e Niha acordamos 5:30h da manhã nos arrumamos e fomos a pé, o parque fica a uns 10min da nossa casa, a aula começa as 6h e vai até as 7h. Super cedo, só pra quem quer mesmo.

A aula acontece em uma área coberta do parque, como um galpão mas sem paredes. Como é de manhã cedo é muito fresco. O lugar é agradável, mas tem tanto mosquito e mosca que é uma senhora missão se concentrar e ficar parado. A aula tem uns 25 alunos, a maioria são homens, deve ter umas 7 mulheres no máximo, homens e mulheres sentam separados, cada gênero de um lado do galpão, todos trazem seu próprio tapete.  Os homens fazem muito barulho de cuspe e escarro, então foi bom sentar longe deles. O público é bem mais velho que eu, são pessoas de 40 anos pra cima, alguns homens bem mais velhos.
As mulheres fazem yoga de sari, é sensacional, eu passei um dia sentada no escritório de sari (fizemos um sari day at the office essa semana) e tive que ir me ajeitar diversas vezes, mas elas tem tanta prática em usar que realmente fazem qualquer coisa de sari. Quem usa sari são mulheres casadas, então é mais um ponto pra perceber que são pessoas mais velhas mesmo ( apesar de as pessoas se casarem muito cedo por aqui, encontrei uma noiva no salão outro dia, ela tinha 23 anos).

Eu nunca tinha feito yoga, foi muito legal ter essa experiência aqui. O yoga trabalha posturas (asanas) e respirações (pranayamas) que geram bem estar e equilíbrio para o corpo, mas funciona como um exercício físico também, as posturas alongam os músculos e dão aquela sensação de trabalho. Eu sou bem sedentária, então algumas posturas foram difíceis de fazer, mas nada impossível. Acho também que é um yoga leve, já que o público é mais velho. A aula é em hindi mas o professor fala inglês, então quando eu estava muito errada ele vinha me dar alguma orientação específica. De resto é olhar o que as pessoas em volta estão fazendo e imitar.
Uma das posturas exige rir bem alto, em pé você desce a coluna até tocar as mãos no chão, e depois sobe com os braços pra cima dando risada. É demais, as pessoas fazem muito barulho! O contexto todo fica muito engraçado pra mim, depois você tem que fazer o mesmo exercício mas sem fazer barulho, o professor veio me avisar pra nao fazer barulho. Ele é um senhor de uns 60 anos, se veste todo de branco e usa o bindi vermelho no meio da testa. Ele fica em pé andando entre os alunos corrigindo uma pessoa aqui e outra ali, e um outro homem, mais jovem, também todo de branco, faz as posturas de frente para todos, é como um assistente dele. Ele é muito sinistro, tem uma elasticidade e flexibilidade impressionantes.

Ao fim, todos sentam em posição de lótus e meditam por uns 5min, e por fim todos falam Om juntos. Foi lindo, a Neha tinha me explicado que o Om é todo o universo, é o mantra principal, está desenhado na mão e na testa de todos os deuses, está na entrada das casas, em todo lugar. O som de todas as pessoas falando junto gera uma vibração que dá pra sentir no corpo. O significado do Om é muito mais complexo, estou entendendo aos poucos.

Cheguei em casa de volta as 7:10h da manhã, como só vamos ao escritório as 10h deu tempo de dormir mais duas horinhas. Foi ótimo porque cheguei em casa cansada e super relaxada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário