sexta-feira, 18 de abril de 2014





Estou apaixonada por essa senhora!

Todo dia em frente ao escritório passa um grupo de búfalos. De manhã cedo eles passam, e no fim do dia eles voltam, pelo mesmo caminho. Não sei aonde vão ou da onde vem. São búfalos enormes, pretos, muito sujos, alguns são magros de um jeito que os ossos nas costas ficam protuberantes e a pele deles parece doente pois tem pouco pelo, ao mesmo tempo que eles parecem muito fortes pois tem o rosto sério e os chifres enormes e enrolados, cada um de um jeito, as vezes para cima as vezes para baixo, e eles andam sempre juntos, no mesmo passo, eles não fazem barulho e parecem andar com muita calma, mas também cansados, todo dia, no mesmo trajeto. É sensacional. Todo dia tento fotografar eles, mas como não posso chegar muito perto e eles estão em movimento, todo dia a foto fica mais ou menos.
Hoje no fim da tarde corri para a rua mais uma vez. Enquanto eles terminavam de passar e eu observava embasbacada, essa senhora veio muito sorridente compartilhar o momento comigo. Falou muitas coisas que eu tenho certeza que eram as mesmas que eu estava pensando, a gente riu e quando eles terminaram de passar eu pedi pra fotografa-la.
Isso que ela carrega na cabeça são fezes de bois e búfalos que as pessoas pobres usam como matéria-prima para acender o fogo em suas casas ou nos acampamentos em que moram. Tem muitas pessoas com esses cestos pela cidade. As vacas aqui são especiais pra todo mundo, mas eu acho que para as pessoas que dependem delas pra ter calor em  casa ( e aqui a noite pode ficar muito frio) a relação vai pra além de especial, vai para um lugar de gratidão, que dá ver nos olhos e no sorriso dela. Muito linda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário