quarta-feira, 9 de abril de 2014

Correio no interior da Índia





Levou dois dias para eu conseguir colocar o presente que eu comprei pra minha mãe no correio. É um presente-teste, nada muito especial, o objetivo é testar o canal, ver se o presente chega até o Brasil e se a gente pode contar com os correios indianos.
Ontem fui aos correios pela primeira vez, o diretor da escola ofereceu que o servant fosse para mim, mas eu que ja perdi muitas coisas pelos correio do Brasil preferi ir conferir por conta própria como são os correios daqui. O lugar é bonitinho, um prédio grande, com vários funcionários, da pra ver pelas fotos.
Cheguei e fui em uma cabine, disse que queria mandar um pacote pro Brasil e perguntei quanto custaria. O amigo não sabia onde ficava o Brasil, eu disse que ficava na América,  ele falou United States!, e eu disse, não, o Brasil é um país, fica na América do Sul, e ai ele começou a procurar no computador, na lista de países do sistema dos correios, passou por um milhão de países e não achou o Brasil. Até o Uruguai estava lá, mas não tinha Brasil. Ai me perguntou de novo onde era o Brasil, e eu expliquei que era um pais na America do Sul,  Akshita me perguntou se esse não era o nome do meu estado, e ai eu disse que NÃO GENTE, Brasil é o nome do pais não do estado, o estado que eu moro chama Rio de Janeiro (copacabanacarnavalfutebol), ai o senhor resolveu procurar Rio de Janeiro na lista dos países, não achou, claro, ai eu repeti o pais se chama BRAZIL,MOÇO BRAZIL, ai ele encontrou Samoa Americana (?) e me perguntou se era o Brasil ou perto, ai eu expliquei que era uma ilha na Africa, outro continente, ( mentira, fica na Polinésia, na Ásia) ai ele voltou a perguntar se o Brasil não era nos Estados Unidos, eu expliquei que não, e por ai foi. Vieram mais três amigos do correios, com livros na mão procurando alguma informação, resolveram procurar no google e ai o amigo número 1 escreveu BRAZEEL, não achou nada sobre o país, eles conversaram alguma coisa, até que ele desistiu e me pediu pra voltar no dia seguinte, que ele ia dar um jeito. 
Achei engraçado ele escrever errado mas eu passo por isso o tempo todo, nossa língua é muito diferente, eu não faço a menor ideia de como se escrevem as palavras em hindi que eu aprendo, a Neha vive soletrando pra mim. E agora pouco, quando eu descobri que Samoa ficava na Ásia, lembrei que tem pais pra caramba no mundo e que a verdade é que geralmente a gente sabe sobre os países que a gente tem alguma relação ou que estão perto da gente, mas onde fica Burkina Faso, quem sabe? Eu não faço a menor idéia, as vezes fica por aqui perto e o moço conhece e eu não. 
Foi legal também porque eu nunca tinha conhecido alguém que não sabia onde era o Brasil, e aqui ninguém faz a menor ideia de onde fica. Brasileiro é um bicho amado no ocidente, dos países que eu já fui, sempre que alguém descobria que eu era do Rio era só sorrisos e futebol e sol e mar. Aqui a sensação é de que eles estão cagando pro Ocidente, é demais, ninguém nunca ouviu falar do Pelé e o esporte nacional é o Cricket.

Hoje fui lá na mesma cabine, o amigo achou o Brasil no computador!, conseguiu cadastrar meu pacote, e consegui colocar o presente no correio. Ele me deu chá (aceitei e sobrevivi) e disse que o embrulho chega ao Brasil em oito dias ( rs), pra eu passar lá daqui a uma semana que ele checa o status do envio pra mim. E ai eu perguntei se não tinha como eu ver na internet? e ele abriu o site dos correios indianos e me mostrou como fazer.

Se chegar até junho eu fico feliz. Aliás se chegar eu fico feliz, vamos esperar e esperar.






2 comentários:

  1. Surreal, ainda mais pelo fato do Brasil e Índia serem parceiros no BRICS, fórum de integração econômica, podia se esperar um pouco mais de informação.
    E o amigo ainda é funcionário do correio.
    É preciso meditar muito.

    ResponderExcluir
  2. cara, minhas encomendas de portugal chegam aqui com 45 dias pelo menos, qnd vem da china (quando compro ching ling) chegam em 50 dias.
    qnd eu tava no vietname tentei mandar postais pra tds vcs aqui tb, falhei miseravelmente, escrevi os postais e entreguei td qnd cheguei, aliás, o o do forest ainda ta na minha geladeira esperando ele vir buscar. melhor ter tentado mandar de hoshimin city...
    =*****

    ResponderExcluir