terça-feira, 29 de abril de 2014

Mehndi e o casamento


Começaram os preparativos do casamento! Akshita me convidou ontem para ir na casa dela fazer mehndi, aquela pintura em henna que se faz nas mãos e nos pés. Foi maravilhoso, essa experiência de entrar na casa das pessoas e viver a intimidade delas é muito especial, acho que se eu estivesse em uma cidade maior isso nao aconteceria. A casa dela está lotada de parentes, as pessoas foram muito receptivas comigo, foi extremamente especial, todas as mulheres da família quiseram tirar foto comigo, umas mandaram pelo celular para os filhos, foi muito fofo, muito caloroso, ganhei até abraço. É muito interessante ver como a família funciona, ela me apresentou muitos irmãos, depois fui entender que ela considera irmão todos os primos e primas, pois são filhos dos irmãos do seu pai. Tias e tios também me foram apresentados, algumas eram tias mesmo, outras amigas da mãe, amiga da tia, ela me apresentou uma avó que era na verdade esposa do irmão de não sei quem, uma confusão, o importante é que era todo mundo parte da família e muito querido.






A casa dela tem 2 andares, ela mora com os pais no primeiro e no segundo o irmão vai morar com a futura esposa. Eu achei que a casa estaria arrumada para a chegada dos noivos mas o andar de cima estava uma bagunça, o cômodo que será a sala é onde as mulheres estavam fazendo mehndi, uma moça contratada estava lá desde de manhã trabalhando em todas as mãos femininas da família. A henna que faz o mehndi lembra uma lama, ela vem em uns sachês cônicos que a moça corta a pontinha e faz manualmente o desenho no nosso braço. Essa lama quando seca começa a descascar e faz uma sujeirada, o chão estava cheio de pedacinhos dessa lama, cheguei em casa depois, meu pé está todo marcado de laminhas que eu pisei que ainda estavam soltando tinta. O meu braço levou uma meia hora pra fazer, tem desenhos mais elaborados que levam duas, três horas. O mehndi tem um cheiro doce que lembra um pouco canela, com outros temperos  misturados. Quando seca o cheiro muda, lembra cheiro de comida salgada, não sei direito, sei que eu passei o dia hoje com um cheio engraçado. Depois de fazer você passa a noite com aquela lama no braço para o desenho fixar bem, e tira apenas no dia seguinte. Para fazer tem que depilar o braço, eu não depilei porque lá não tinha cera nem nada, elas me avisaram que iria doer um pouco pra sair o grosso por causa dos pelinhos em que a lama agarra. Dormir com isso deu bastante nervoso, a  sensação é de que eu enfiei o braço na lama e deixei secar, ficou tudo duro e ressecado e meu quarto ficou tão bagunçado quanto a sala da casa, cheio de lama pelo chão.

fazendo

algumas horas depois
hoje de manhã, palma da mão já limpa



  Na sala ao lado a que as mulheres estavam fazendo mehndi uma coreógrafa (uma menina de uns 24 anos no máximo, solteira) ensaiava com as tias e primas a coreografia que elas vão apresentar no casamento. Fui ver um pedaço da coreografia que elas estavam ensaiando, me perguntaram se eu sabia dançar, eu disse que música indiana não, mas que no Brasil eu dançava muito. Pediram pra eu dançar, eu selecionei A nova loira do tchan pra tocar no celular e dancei um monte, fiz uns passo de samba e tudo, as meninas adoraram! Akshita me perguntou inclusive se eu queria me apresentar no casamento hah mas achei melhor declinar. ( Imagina).
Foi demais elas ficaram prestando muita atenção na dança, tentando fazer também, do mesmo jeito que eu fico quando elas começam a dançar músicas indianas. Morri de vontade de saber dançar alguma coisa direito, tipo frevo ou forró pra mostrar pra elas, o Brasil e a Índia tem em comum essa imensa variedade de ritmos de dança.

Do lado de fora da casa dois homens contratados tocavam tambor quando as pessoas iam la fora ver eles, depois de fazer o mehndi Akshita me chamou e fomos todos dançar na rua, foi lindo, algumas tias dela são do Rajastão, estado vizinho ao que eu estou, elas vieram me ensinar a dança típica de lá, muito legal, aquelas mulheres lindas de sari todo mundo descalço pulando na rua com uma batucada sinistra. Varias me convidaram para ir conhecer suas casas, muito legal mesmo.

Depois de dançar, fazer mehndi e dançar mais, paramos para jantar, a Akshita já tinha comido, ela me disse que eu ia comer com o irmão dela (o noivo) e os amigos dele, eles eram os únicos que ainda não tinha comido, eu acho, já era quase 22h. Todos eles pediram para tirar foto comigo. Eu não tinha comido ainda porque estava esperando o mehndi secar. Sentamos todos no chão, Akshita e as irmãs-primas serviram todos, todo mundo comeu com a mão, eu como estava com o mehndi secando pedi uma colher pra me auxiliar. Usaram pratos de papel e potinhos de papel, tudo descartável. Deve ser porque estão com muita gente em casa, pra não precisar lavar louça toda hora, e nem deve ter pratos o suficiente pra todo mundo. Todas as casas que eu fui até agora sempre quem serve a comida são as mulheres, geralmente as esposas novas. Os homens não mexem um palmo, não ajudam nem a tirar os pratos no fim, no jantar as meninas passaram recolhendo esses pratos de papel para jogar no lixo. Eu fico me coçando, a mulher tem uma posição muito servil, as funções de cada gênero são muito claras, ninguém parece ter ideia de direitos iguais ou divisão de tarefas, de forma que ninguém nem se incomoda, as mulheres executam esse processo na maior boa vontade.

Por fim o irmão dela perguntou se eu ia passar a noite lá, e ela me convidou pra dormir com eles, mas eu precisava vir em casa tomar um banho e descansar, acabei declinando. Ela ia me levar em casa de moto, mas ai lembraram que não é bom sair na rua com o mehndi fresco pois atrai doença, é uma superstição ela me disse. Quem me levou em casa foi um dos amigos do Honey, bem legal ele, viemos conversando, ele me explicou que sair com o mehndi atrai almas de outras pessoas pro meu corpo, achei demais essa superstição, super sinistra.

Enfim, amanhã começa o casamento!


2 comentários:

  1. Que demais, Julia! Ficou lindona a pintura! O maneiro dos seus relatos é que eles são tão detalhados e de forma espontânea que eu fico visualizando as cenas, inclusive você dançando É o Tchan hahahaha! Eu adoro as danças da Índia, nem conheço direito mas acho lindo, deve ser o máximo ver isso aí assim, no meio da rua. Bom casamento pra vocês!! Beijos, Maria Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahaha muito legal você dizer que é detalhado Maria Clara, quando eu escrevo fico sentindo que ta faltando um monte de coisa! Mas que bom que dá pra entender. As danças aqui são muito lindas mesmo, fico mto feliz de poder ver isso dentro da casa das pessoas e num casamento, é muito intimo e verdadeiro!

      brigada pelo comentario, que legal que vc está acompanhando o blog!
      beijos

      Excluir