sábado, 29 de março de 2014

Mudança


O dia de hoje foi uma bagunça. Ontem o Principal da escola chegou em Mandsaur, ele veio do sul da India com sua família para morar aqui e trabalhar na escola. O apartamento que escolheram pra ele fica no terceiro andar de um prédio no centro de Mandsaur, só que ele tem um problema no joelho que não permite que ele suba escadas. Então, ontem a noite ele foi visitar nossa casa, pra ver como era. Ele gostou da casa e hoje passamos a tarde nos mudando, viemos morar no apartamento e ele ficou com a casa.
O apartamento fica bem no centro da cidade, é legal que é no terceiro andar e tem varanda, então posso olhar a bagunça da rua e ver o movimento de cima. Infelizmente a varanda é dominada por pombos, não é muito agradável de ficar. Ele também é bem legal porque é mais novo, o prédio é bem acabado mas o apartamento em si é reformado, os quartos são enormes, todos tem cama de casal, não tem mais banheiro oriental, a cozinha é dez (apesar de estar sem fogão), e ele não tem um cheiro esquisito como a casa tinha. Alem disso o fato de ser um apartamento me da mais segurança que uma casa, é mais difícil de alguém invadir.
Mas ele tem duas questões que nós estamos meio sem saber o que fazer, o ap na verdade é para duas pessoas, são duas suítes (quartos com banheiros) e um cômodo que era a sala, mas que como o sofá é tipo um futton, serve como cama. Só que a casa não tem um banheiro comunitário, só os banheiros dos quartos, então a pessoa que fica com o quarto que na verdade é a sala fica dependendo de entrar no quarto dos outros para usar um dos banheiros, e as pessoas com suítes perdem privacidade porque o quarto tem que estar sempre aberto para a pessoa do quarto que é a sala. E, junto disso, temos uma casa sem sala. Pedimos uma mesa pra cozinha, pra termos algum lugar pra comer juntos e sentados, mas ainda não chegou. Não faz muita diferença já que não temos fogão.
Por causa disso hoje fomos jantar num restaurante, o restaurante é ótimo, da pra ir a pé da nossa casa, tem um cardapio gigante em hindi e em alfabeto latino, e tem um preço muito bom, comemos 4 pessoas por 450 rúpias (18 reais, 1 real = 25 rúpias).

Porém, o apartamento ainda tem essa questão: 




Na entrada dele temos esse buraco que é como uma varanda pro andar de baixo. Só que o andar de baixo não faz parte do nosso apartamento, é a casa de outra pessoa. Se ela olhar pra cima ela me vê, qualquer barulho é compartilhado entre os apartamentos e se eu deixar coisas cair ou quiser cuspir na cabeça dela é possível. Se vocês prestarem atenção da pra ver ainda que o chão do apartamento nessa área é perfurado, então a pessoa do primeiro andar tem visibilidade de uma parte da casa do meio, e a casa do meio vê um pouco a casa de baixo. Me explicaram que tudo isso é para a luz do dia entrar, o nosso apartamento é o ultimo do prédio e nessa região da varanda interna tem uma clarabóia, que entra bastante luz. Mas ainda assim, se eu morasse no andar de baixo, preferia ter teto e luz falsa do que acesso ao vizinho de cima e luz natural. Muito doida essa arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário