segunda-feira, 24 de março de 2014

Sobre Casamento


Ontem depois do escritório a Niha me convidou pra ir ao salão com ela, tem salões para homens e para mulheres. Esse salão tinha duas cadeiras, é uma sala bem pequena, e uma mulher que faz tudo. Ela foi depilar a sobrancelha, aqui se usa depilação com linha, parece bem mais confortável que a com cera. Ela também cortou o cabelo. Essa mulher que faz tudo no salão também costura saris especiais para festas, e aluga jóias para esses eventos. Ela me mostrou um álbum das noivas que ela arrumou, demais as noivas indianas, com aquelas argolas grandes no nariz, a pintura na mão feita em henna, o terceiro olho, e uns saris lindos muito brilhantes. Falando em casamento, fui convidada para um casamento indiano. No escritório trabalha uma menina que o irmão dela vai casar mês que vem, será um grande evento, ela fala disso o tempo todo, é muito fofo, e ela e o irmão fazem muita questão de que eu e Carlos vamos. Aqui quando as pessoas se casam a noiva vai morar na casa do noivo. Hoje fomos visitar a casa dela, eles construíram um segundo andar na casa para que o futuro casal more. Ela adora a cunhada, me contou que é uma nova pessoa que vai morar na casa dela, que é como uma nova irmã, então que ela tem que se esforçar pra elas se darem bem. E que um dia ela vai sair de casa pra ir morar com o marido e a família do marido. A casa dela é demais, cada cômodo tem uma cor, o quarto dela é roxo e ela tem uma tartaruga de estimação. Hoje era um dia especial pra ela e a família, um dia santo, a mãe dela estava com uma pintura genial nas mãos. Eles seguem o Jainismo, ela não pode comer nada de origem animal nem possuir nada de origem animal. Fomos ao mercado outro dia e eu perguntei se tinha ovos, ela riu muito por eu querer ovos e disse que ela was not allowed to pursue it. Mas disse que vai dar um jeito de alguém trazer ovos pra gente. A Niha é hindu, muitos hindus são vegetarianos mas a família dela não é, então ela come carne. Segundo ela 95% da população da India é vegetariana, todos os produtos aqui vem com uma marca dizendo se são ou não vegetarianos, é como os avisos de glúten/sem glúten no Brasil. É um país muito bom pros vegetarianos (e péssimo para os alérgicos a glúten, come-se muito pão). Interessantissimo: Ambas estão esperando suas famílias escolherem seus maridos. Eu não fazia ideia que isso ainda existia, é muito interessante, elas tem uma relação de muita proximidade e confiança com a família, de forma que o pai e a mãe são as melhores pessoas pra escolherem algo pra elas. Não tem nenhuma crise em relação a isso, pelo contrário, tem um sentimento de confiança enorme. Elas ficam noivas 2 anos antes de se casarem, se nesses dois anos o casal não se der bem eles tem a possibilidade de terminar o noivado. 



5 comentários:

  1. Oi Julia! Aqui é a Maria Clara, filha da Maria. Adorei a ideia do seu blog! Primeiro, porque tenho muita curiosidade sobre a Índia em geral; meu pai foi praí uma vez e eu enchi ele de perguntas (os relatos sobre o trânsito são idênticos, apesar de ele ter ido pra capital). Segundo, porque você escreve muito bem e muito sinceramente, como uma pessoa descobrindo um mundo novo mesmo, com todo o estranhamento e o maravilhamento que isso traz. Continue escrevendo, boa sorte com a cozinha e com o banheiro! (quando fui pra Turquia, cheguei ver uma privada dessas, acho que ficava num barco ou trem ou ambos, mas acho que nas maiores cidades de lá já não é comum). Poste fotos também, quando der! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Clara! Que legal que você viu o blog, brigada por comentar, vai ser muito legal poder compartilhar isso com vcs, e saber a experiência que cada um já teve também ( a Turquia deve ser demais!).
      Algumas amigas minhas ficaram horrorizadas com a privada, já minha mãe, que já morou no interior e conhece essas privadas achou ela super tranquila. Isso tem sido muito legal pra relativizar as coisas mesmo, algumas são terríveis e outras são só diferentes mesmo, passado o susto inicial dá pra lidar.
      Que bom que você gostou dos textos, se fazer entender num lugar tão diferente as vezes é difícil, legal o texto ter ficado claro.
      Vamos conversando mais, qualquer duvida ou interesse especial em manda!
      um beijo grande

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Julia, muito interessante suas experiencias. Mas casamento nas culturas orientais eh realmente muito interessante. Mesmo aqui no Japao voce ainda ouve falar muito deste tipo de casamento arranjado pelas familias. Ainda, existem servicos de arranjo de casamento normalmente anunciados nos metros.

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Roberto, você tem escrito sobre suas experiências por ai? Seria legal ler sobre o Japão, morro de vontade de conhecer. Me avisa se vier pra India, quem sabe a gente visita algum lugar junto.

      Excluir