quinta-feira, 27 de março de 2014

A Rua


Hoje foi a primeira vez que saímos pra fazer alguma coisa a pé um pouco mais longe, geralmente vamos de moto a todos os lugares; mesmo que eles fiquem na mesma quadra um do outro, paramos em um lugar, subimos na moto e depois paramos no outro. No escritório, qualquer coisa que a gente precise as meninas pedem ao servant para ir comprar para nós, o servant é um rapaz que fica sentado na porta o dia todo, meio como segurança e meio para resolver pequenas coisas que acontecem na hora. Ele que tem comprado água pra mim, ainda não consegui aprender o nome dele. Eu já estava me sentindo meio presa de não dar uma volta na rua, e como eu hoje precisava comprar algumas coisas, propus que fossemos a pé. Por sorte a moto estava emprestada não sei com quem, então todo mundo acatou a ideia, foi demais. 

Foi a primeira vez que eu deixei de ser uma moto no trânsito e passei a ser uma pessoa atravessando. Não sei se já comentei aqui como o trânsito de Mandsaur é caótico. Não tem sinal de trânsito, nem faixa de pedestre, nem marcação de faixa no chão, nem mão e contra mão. São carros, motos, tuk tuks, pequenos e grandes caminhões, pessoas e vacas, todos atravessando para todos os lados, parando do nada, mudando de direção, e buzinando. Eu achei que ser pedestre aqui exigiria muita atenção, mas a Neha dá uma olhada pra cada lado bota o pé na rua e sai andando, as motos desviam da gente, nós desviamos das vacas e assim chegamos do outro lado. É um milagre diário como tudo dá certo e ninguém bate ou é atropelado.

Foi demais poder olhar a rua, descobrimos essa manufatura de estátuas de gesso do Ganesha 



Essas senhoras cristãs 



Essa loja de ovos 



Esse templo no meio da estrada 



E essa comemoração 






Neha me disse que hoje é um dia especial para as mulheres, essa comemoração chama-se Gangore. Foi a primeira vez que eu vi tantas mulheres juntas, no caminho de volta tinham muitas mulheres se dirigindo para lá ainda, estava muito bonito. Não consegui entender porque que é um dia especial para as mulheres, nem consegui entender porque aquele templo do meio da estrada é todo laranja, mas foi muito bom ter encontrado todas essas coisas. A sensação aqui é de que os signos-significados-significantes são todos diferentes do ocidente, então um monte de coisa eu não entendo, e um monte de coisas as meninas nem entendem o que eu estou perguntando. O mesmo acontece com a rua, as coisas tem formatos tão diferentes dos que eu conheço que eu não reconheço o que é, e só chegando pertinho mesmo é que dá pra entender. Além disso tudo é escrito em hindi, eu ainda não reconheço as letras do alfabeto, então são um monte de desenhos coloridos bonitos que eu não faço a menor ideia do que significam. Hoje vi uma farmácia, uma papelaria, um banco ATM e uma loja de roupas, estabelecimentos que eu não tinha ainda identificado na paisagem da cidade. Pelo que eu entendi as lojas de roupas aqui vendem roupas para todas as pessoas e todas as idades, então dentro da loja que eu fui tinha um monte de mães com crianças provando peças. Parecia uma loja infantil, mas era uma loja de roupas para todos, só entrando pra saber. Dentro da loja enquanto a vendedora te mostra todas TODAS as peças que ela tem do que você está procurando, vem um cara oferecer chai (chá) num copinho, você acha que é da loja mas é de uma barraquinha de rua do lado de fora. Eu não tenho aceitado nada de beber aqui porque eu tenho medo da água, mas é um exemplo desses sistemas de funcionamento que só de muito perto pra entender como funciona.


NOTA: 
 Gangore is observed in honor of Gauri, the Goddess of abundance. Unmarried women dress in their finest attire and pray for a spouse of their choice. Married women observe the rituals for the security of their husbands. Women worship the Goddess throughout the preceding fortnight.


Achei essa descrição no site http://www.indusladies.com , bem legal o site, é uma organização de mulheres indianas. Mostrei a descrição do Gangore pra Neha e ela disse que é exatamente isso, me contou ainda que as mulheres as vezes levam bonecos feitos de argila decorados, representando seus futuros maridos. Demais. Morri que isso durou a noite inteira e eu não vi.



2 comentários:

  1. Acho que o video não foi, coloquei no youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=iQGGcQrTFwI&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  2. O vídeo não está rolando no blog, no YouTube está ok.

    ResponderExcluir