quarta-feira, 4 de junho de 2014

Noite no Trem

Fiz minha primeira viagem de trem na índia ontem. Sai de mandsaur FINALMENTE, fui de carro até a estação de trem em Chittaurgarh (3h de viagem), as 21h peguei o trem e cheguei em Delhi as 7h da manhã (10 horas de viagem). Na hora que entrei no trem a primeira coisa que eu vi foi o banheiro oriental e o trem velho, pensei putz não vai dar pra mim, mas meia hora depois ficou tudo bem. Isso de viajar sozinha é meio aflitivo, eu não tenho o parâmetro de mais ninguém, e eu me assusto as vezes. Mas a viagem foi demais, o trem é um retrato da sociedade daqui, a palavra do ocidente é Indivíduo,  a palavra da índia é COLETIVO.

Eu viajei na 3AC, a terceira classe com ar condicionado, era um trem sleeper então no lugar das cadeiras tinha camas (meios de transporte sleeper são muito comuns aqui, tem ônibus sleeper também). Na 3AC os vagões são divididos em cabines, cada cabine tem 6 camas, mais duas camas no corredor de frente. É como se tivesse duas beliches triplas de um lado e mais uma beliche do outro lado. Cada vagão deve ter umas 8 cabines. A classe mais barata do trem chama Sleeper, são varias camas sem divisória e sem ar condicionado, o preço é 1/5 do preço da 3AC geralmente. E acima da terceira tem a segunda e a primeira classes com ar condicionado, a quantidade de camas diminui por cabine.

eu fiquei em uma cama do corredor, onde dá
pra ver esse pé é uma cabine, tem  3 camas
de um lado e 3 do outro


As cabines não são fechadas por portas, então é como se todos dormissem juntos no vagão, você vê as pessoas deitadas dormindo. A cama vem com lençol, travesseiro e um cobertor, então as pessoas fazem a cama pra dormir, forram a cama, se cobrem, etc. Eu fiquei constrangida quando as pessoas começaram a se arrumar pra dormir, dormir é uma intimidade tão grande, e ia todo mundo dormir ali junto, exposto! Achei muito impressionante como a relação com intimidade e exposição é diferente do ocidente, ninguém ali estava se sentindo exposto. Eu fiquei me justificando, no avião todo mundo dorme, mas você vai sentado, a posição sentada é do mundo público enquanto que a posição deitada é do mundo privado, então as pessoas no avião estão dormindo mas tudo bem, por que elas estão sentadas. Mas no trem eu estranhei, meus valores ocidentais vieram participar, como podem dormir todos juntos, pensei, e tao perto uns dos outros, essas camas sao tao próximas! O vagão é meio claustrofóbico, são muitas camas, muita gente, as camas não sao muito largas, e pra você colocar 8 camas dentro de uma cabine, fica tudo meio apertado. Eu geralmente não gosto de ficar perto assim das pessoas, sempre torço pra não sentarem do meu lado quando pego ônibus no Rio. O ocidente glorifica o espaço do indivíduo, o cada um no seu quadrado. Aqui não tem cada um no seu quadrado.

Apesar do susto inicial a viagem foi boa, na verdade é mto mais confortável do que viajar sentado, é mais orgânico e respeitoso com o corpo na verdade. E esse 3AC é seguro, só tinham famílias nas cabines, tinham crianças, gente usando croc e tomando coca-cola, o ar condicionado funcionou super bem a noite toda, a cama é de couro ( mais higiênico pra limpar), o vagão não tem cheiro ruim, o travesseiro não tem cheiro ruim, os funcionários usam terno azul marinho e falam um mínimo de inglês,  e tem um balanço gostoso, é bom de dormir. Dormi preocupada com a mala,  muita história de gente que tem a mala roubada no trem, mas tirando isso a viagem foi tranquila.

Quando parei em Delhi dentro do vagão muitos homens uniformizados vieram oferecer ajuda para carregar minha mala, eu recusei mas um deles foi me seguindo. Quando cheguei no fim da estação vi que pra sair dela tinha que subir uma escada de uns 30 degraus, sem rampa de acesso. O homem que estava me seguindo por 150 rupias colocou minha mala de uns 30kg na cabeça e foi escada acima, no meio da muvuca. A estação de Delhi as 7h da manhã parece a Central do Brasil em horário de rush. Uns homens oferecendo taxi começaram a me seguir enquanto eu seguia ele, e quando sai da estação acabei pegando um desses taxis, com certeza paguei muito mais caro do que é o preço normal, eu tenho essa cara de turista trouxa, ficam tentando me dar volta o tempo todo. Mas fazer o que, cheguei no hotel direitinho, fica numa rua bem trevas mas é relativamente limpo e seguro, isso que importa.




Estou muito muito feliz de estar aqui e o pesadelo na escola ter acabado, quase não acredito que realmente consegui sair de lá, tiveram momentos que achei que nunca ia conseguir sair. Agora vem uma nova fase na India, melhor eu espero. Vou escrevendo aqui. A previsão do tempo é de 46ºC hoje em Delhi. ! 

2 comentários:

  1. Parabéns e coragem!
    Como diz o Buzz...."ao infinito e além"

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. ai amigaaaaa.
    eu fiz uma viagem de trem tb, mudando de cidade, saindo de bangkok pra ayutthaya q era a antiga capital da tailandia, era pra durar 1 hora durou umas 4. e qnd fui do vietnam pro laos fui de busão assim leito, 23h atravessando fronteira, maior perrengue, mas foi mto boa a experiecia, espero q dps q passar os apertos vc onsiga relaxar e ver isso com olhos de observadora do mundo (ai como sou cafona) e consiga ter prazer de ter passado td isso =)

    ResponderExcluir