quarta-feira, 28 de maio de 2014

Aniversário na India

Um dia vou contar pros meus filhos como foi meu aniversário de 25 anos. Eu estava na India em uma cidade muito de interior, passando por um processo burocrático monstruoso. Fui trabalhar em uma escola que não existia. Passei o mês inteiro me organizando para trocar de trabalho, mas no último momento conversando com a embaixada descobri que não é possível trocar de trabalho na Índia. Toda a orientação que tinha recebido até o momento estava errada. Na India, visto de trabalho é atrelado a empresa em que se trabalha, rompendo o contrato, perdesse o visto. Visto de trabalho pra Índia só a partir do seu país de origem, a partir de outros países não dá. Quem ia saber. Lido agora com as opções 1) sair da India ou 2) trabalhar em outra escola do mesmo grupo. 

Ir pro Nepal tentar um visto de turista e voltar pra India. A falha dessa opção é que eu posso ter o visto negado, e não conseguir mais entrar na India. Tchau Taj Mahal, Varanasi, Jaipur, Jhalandar, Delhi... Vai ficar pra um futuro, vai ficar só na imaginação. É muito estranha a ideia de que talvez eu não conseguir voltar pra cá, a ideia de não ver o Taj Mahal. A única coisa que eu tinha certeza sobre a India quando eu sai do Brasil era que eu ia ver o Taj Mahal, nem é a coisa que eu mais quero ver na India, mas era uma coisa muito certa. Vou ao Rio, visito o Cristo; Santa Teresa é muito mais legal, mas não dá pra não ir no Cristo. E agora eu to aqui, dentro da India, com a chance de não ver a India.  Eu penso no Taj Mahal ele parece um palácio fantasma. Toda a India parece fantasma, a sensação é de que estou em uma ilha chamada Mandsaur, todo o resto não existe, todo o resto eu não faço ideia de como é, não consigo nem imaginar, por isso parece que não existe. Se eu voltar pro Brasil sem ter conhecido a India vai ser bem doido, porque eu estive aqui de fato, vi um monte de coisa, mas eu não vi nada. Toda a informação que eu tenho da índia vem da bolha-Mandsaur, não da pra ter ideia se as outras cidades, os outros lugares são assim ou são diferentes. Imagina um dinamarquês ir pro Brasil passar dois meses em Juiz de Fora e voltar pra sua terra natal. É um estar no Brasil muito específico, muito curioso, eu não conheço Juiz de Fora mas imagino que tenha um monte de particularidades que só tem lá, e um monte de coisas comuns a todo o Brasil. Mas como a pessoa não conheceu mais nada do Brasil, ela não consegue saber. Eu não faço ideia do que que eu vi da India, vi um monte de coisa, mas não tenho comparativo nenhum. Aqui parece mto sujo, mas se comparado com outras cidades Mandsaur é suja ou limpa? Talvez seja limpa, o Carlos foi a Mumbai e falou que é muita sujeira. Mandsaur tem muito ou pouco mosquito? O transito é muito caótico ou é normal pra India? Sei lá.

A outra opção era ir para outra escola do mesmo grupo que eu estou. Parece uma opção legal, eu continuaria na Índia, mudaria de cidade, teria trabalho. Mas tem o risco de ser tudo mentira de novo, de chegar lá e ser outra coisa totalmente, de ser na verdade nos arredores da cidade, de estar a 1h de distância, de só abrir daqui a um mês, da casa ser um lixo, de eu querer sair e ser ameaçada de deportação, tudo de novo.

Eu passei o dia do meu aniversário angustiada com um email da embaixada que precisava chegar, com uma resposta que ia me ajudar a decidir se eu fico ou se eu vou. O email não chegou, mesmo se ele chegasse eu que teria que decidir. Eu decidi ontem romper com a escola e sair da India, ainda estou esperando aprovação dessa minha decisão por parte da escola, deve vir hoje.

Apesar do dia aflitivo foi muito bom ler todas as mensagens de carinho do Brasil, e ouvir a voz de um monte de amigos que me mandaram as mensagens mais lindas por whatsapp, e conversar com mais um monte de amigos e minha família pela internet. A tecnologia tem feito um serviço que eu não tenho nem palavras pra expressar a gratidão, não sei como eu estaria sem essas possibilidades de comunicação, penso no homem que inventou o skype, ele devia ter muita saudade da família dele.

Passei o dia de sari no escritório e a noite sai pra jantar com as meninas do trabalho e o Carlos. Descobrimos um restaurante novo finalmente, foi ótima a mudança de ares. Ando adorando a comida indiana, apesar da pimenta e das diarréias.


Estou animada com a ideia de ir pro Nepal, é um pais lindíssimo e Katmandu tem bastante turistas, devo me sentir mais confortável por lá. Ontem estava meio assustada com isso de ir viajar sozinha, mas agora acho que vai ser bom. Só torço muito pra realmente conseguir o visto de turista pra India, sair da Asia sem ter visitado a índia vai ser o maior ato de desapego da minha vida, deixar ir esse pais enorme, essa vontade enorme de ir ver tudo. Mas está fora do meu controle, é isso, deixar ir let it go let it be.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo aniversário indiano!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Julia, não fazia ideia do perrengue que você estava passando até hoje... Felizmente vi pelo facebook que você já está em Delhi, ainda bem!! Ficaremos aqui na torcida pelo seu visto de turista, torcendo pra você conhecer seu palácio e ele deixar de ser fantasma, torcendo pra você realizar seus sonhos e voltar pra cá bem! Beijão!! Maria Clara.

    ResponderExcluir
  3. Brigada Maria Clara, essa situação foi muito ruim, todo apoio é bem vindo brigada pelas palavras gentis.
    Ontem eu fui na embaixada, acho que as coisas vão se resolver sem eu ter que sair da India, o palácio ficou mais pertinho! Se eu for com certeza coloco um post aqui, brigada por acompanhar, seu comentários são sempre interessantes :)

    um beijão

    ResponderExcluir