terça-feira, 6 de maio de 2014

Casamento Honey & Karishma pt II

Manha do dia 01/05

A primeira função do dia 01 foi uma troca de presentes. Fui ao Amba Palace por volta de 11h, quando cheguei Akshita estava terminando de organizar no chão do pátio uns 40 presentes, que variavam entre saris, camisetas masculinas e lençóis. A família dela presenteou todos os membros da sua própria família, quem trouxe os presentes foi um tio, parecia um natal. Paralelo a esse acontecimento, uma pequena barbearia estava montada no corredor do Amba Palace, para os homens que precisassem de um trato final, e ao mesmo tempo, o café da manhã era servido no mesmo estilo do dia anterior. Quando já estavam começando a servir o almoço fui pro escritório.



A função da noite é o que eles chamam de recepção, que é a festa de casamento propriamente. Estava mto mais cheio que o dia anterior, e as pessoas estavam bem mais arrumadas. Na entrada do Amba Palace uma banda de musica típica do Rajastão acompanhava a chegada das pessoas.



O noivo chegou a cavalo seguido por muitos convidados. Na parte da tarde ocorreu a segunda função do dia, que era tipo uma volta olímpica do noivo pela cidade com todos os convidados, uma banda + um par de tambores, uma festa ambulante. Essa segunda função começou as 17h +- e emendou na festa a noite. Não deu pra eu ir na função da tarde, mas vi a chegada do noivo a noite, foi animadissimo.







Acho que quando o Honey chegou a noiva já estava no Amba Palace. O casal passou a noite inteira no palco tirando fotos com todos os seguimentos da família, o palco estava arrumado com um sofá, flores e muita luz, como um mini estúdio. Eles estavam super felizes, mas me pareceu meio chato passar a noite toda ali, não vi eles descerem do palco uma vez sequer. As noivas aqui casam de vermelho, o sari da noiva era maravilhoso, de veludo com cristais, muito rico. Além do sari ela usa um pingente que pende sobre a testa, uma argola bem grande no nariz com uma corrente que liga com a orelha, mehndi nas mãos e nos pés, muitas pulseiras, bindi (a bolinha vermelha entre os olhos), e um colar de ouro com miçangas pretas. É muita informação, da vontade de passar horas olhando ela. O bindi e esse colar de ouro com preto, junto com o sari, passam a ser usados diariamente depois do casamento, pois são símbolos que indicam à sociedade que ela é uma mulher casada.







A cerimônia mesmo de casamento onde os votos são feitos, acontece as 4h da manhã e geralmente ficam apenas poucos membros da família. O meu plano era ver essa cerimônia, na verdade era o que eu mais queria ver porque é uma cerimonia super tradicional, mas quando soube do horário desisti, não ia conseguir acordar pro trabalho no dia seguinte. O que eu sei é que o noivo e a noiva dão as mãos, jogam leite sobre as mãos deles, eles dão 7 voltas em torno dessa tigela com leite e estão casados. Isso muito simplificado, pelo que eu vi nos filmes e nos casamentos no youtube acontece mais um monte de coisa, mas o ponto alto são essas 7 voltas.

Sobre a comida desse dia, como tinha jantado na noite anterior, passei essa noite na ala das comidas de rua. Foi ótimo, pude provar tudo que tem na rua sem o risco de infecção alimentar. A maioria das comidas de rua inclui fritura e farinha de trigo, mas descobri cada comida maravilhosa, como um bolinho de purê de batata com molho de grão de bico, ketchup e molho de coentro, chamado aloo bada (aloo é batata em hindi, mudou minha vida descobrir isso, facilitou mto pedir comida nos restaurantes), e comidas com influência chinesa muito boas. Tudo aqui tem cominho e coentro, adoro os dois mas como tem em tudo não aguento mais comer. As comidas com influência chinesa tem gengibre e são mais salgadas geralmente, e menos apimentadas, então são uma opção ótima pra mudar de gosto. Todas as comidas com influência chinesa tem “manchurian” no nome, então é fácil de reconhecer. Tinha também pani puri, uma bolinha de farinha de trigo muito fina e oca, que a pessoa quebra um pedacinho pra abrir um buraco, enche de uma agua temperada e enfia inteiro na boca. É uma paixão, as pessoas comem 5, 6 de uma vez, e todo mundo pergunta se a gente já comeu, insistem para que gente prove, é até chato. O negocio é horroroso, tem um gosto forte de tempero, meio azedo, mas não tem substância, a casquinha quebra e fica um monte de agua salgada na boca, a textura é muito estranha. Eu tenho que dar mais uma chance pro pani puri, mas não foi dessa vez.

pani puri
docinhos




A festa tinha toda essa variedade de comidas e uma mesa grande de sobremesas, mas a única coisa que tinha pra beber era água. Pra mim (e pra gente no Brasil) que está acostumado a festa com cerveja drink refrigerante e suco, achei engraçado só ter água. Já sabia que não teria bebida alcoólica, mas não ter nada diferente pra beber, não entendi, não sei se eles não ligam muito pra líquido.


primas-irmãs da Akshita

muitas primas



Um comentário: