sábado, 9 de agosto de 2014

36h


Levou 36h dois trens e um ônibus para eu chegar de Aurangabad (Maharastra) em Khajuraho (Madhya Pradesh). O plano original levava 19 horas, coisa pra caramba, mas 36 a India se superou. Fui em Aurangabad ver Ellora e Ajanta, ainda vai ter um post sobre isso, mas preciso contar sobre esse dia no trem.

Sai do hotel as 21h do dia 31/07, peguei um trem as 21:30h de Aurangabad para Manmad, cheguei lá 00:30h. As 2:10am era pra eu pegar um trem de Manmad para Satna, a 100km de Khajuraho, ia dormir a noite toda no trem e chegar em Satna as 16h do dia seguinte, de lá pegava um ônibus e estava em Khajuraho 20h do dia 01/08. Esse trem atrasou 10 horas. As 2h ele atrasou pras 6h, as 6 ele atrasou pras 10:30h, de 10:30h atrasou pra meio dia, 12:30h ele chegou. Parecia um fantasma, demorou tanto e eu estava tão cansada que nem acreditei quando ele realmente chegou. Teve uma chuva sinistra em Mumbai e por isso muitos trens atrasaram, conversei com um senhor que estava a 14 horas esperando. Passei a noite inteira na estação de trem, as pessoas esticam lençóis no chão e dormem a noite toda na estação esperando algum trem, dormem famílias inteiras, 15 pessoas juntas, todo mundo no chão. Sentei no chão num pedaço de jornal e tirei uns cochilos abraçada na minha mochila. A estação é muito suja, tem mosca pousando em você o tempo todo e ratos passando pra lá e pra cá, pra dormir é um lugar péssimo. O banheiro custa 5 rupias se você for fazer xixi e 10 se você for fazer cocô, tem uma mulher na porta do banheiro perguntando o que você vai fazer, a situação toda é bem absurda, ter que avisar o que você está indo fazer no banheiro. A palavra privacidade não existe na India, então tudo se justifica, 90% das pessoas que falam comigo na rua a primeira resposta que vem na minha cabeça é “it’s not of your business”, mas estando aqui nem adianta.

 Dormi de meio dia até as 17h no trem, quando acordei nas camas de baixo tinha uma família grande viajando. Começamos a conversar, eles me deram muita comida, foi bom porque eu só tinha banana e uns biscoitos ruins pra comer, eu dividi minhas bananas com eles. Eles estavam indo visitar um templo não sei aonde, ia levar um dia e meio no trem para chegar lá, e eles iam passar so dois dias na cidade, então eles iam passar um total de 3 dias no trem pra ficar dois dias no templo. Junto com eles estava viajando todo o vilarejo junto, mais de 250 pessoas no mesmo trem todos indo para esse mesmo templo, celebrar um festival jainista, o trem era uma festa, com gente trocando comida e se cumprimentando. As famílias levam comida para todas as refeições do tempo que vão passar no trem, eles não compram nada, geralmente levam até água.


Li e dormi mais um pouco, as 2am acordei com o despertador e fui pra saída do vagão, tinham uns homens fumando e carregando o celular. As 3h chegou minha estação, saltei e fiquei esperando amanhecer. Algumas pessoas dormindo na estação e trens chegando o tempo todo, e vários vendedores de chá pra lá e pra cá. As 6am peguei um tuktuk pra estação de ônibus, as 6:30am peguei um ônibus pra Khajuraho e as 10h cheguei aqui. 36h.


Um comentário:

  1. Que disposição!
    Eu aqui com minha artrose no quadril, a cada momento com menos mobilidade e energia para ir e vir.

    ResponderExcluir