segunda-feira, 21 de julho de 2014

O Mar


Fui ver o mar em Mumbai essa semana, em uma área chamada Marine Drive. É como um calçadão a beira mar onde as pessoas vão passear, lembra um pouco o Aterro porque não tem areia, são pedras e o mar. Por causa das monções o mar está muito batido e o calçadão todo molhado e recebendo ondas. É o mar mais sujo que eu já vi na vida, as ondas batem nas pedras e espirram lixo em todo o calçadão, apesar disso muitos indianos passeiam por ali, uns sentam na borda do calçadão e se molham de roupa e tudo. O mar chove tanto lixo que tem um time de garis constantemente trabalhando pra limpar o calçadão, mas o mar nunca para, então tudo é muito sujo, e eles parecem estar secando gelo.

garis de capa de chuva e o lixo


É impressionante que as pessoas realmente vão passear lá, e não se importam em se molhar de uma água que tem mais plástico do que água. Tinha uma barraquinha de milho na rua, milho aqui é servido assado na brasa então barraquinha na verdade é uma moça sentada do chão com uma chapa cheia de brasas onde ela coloca o milho e vai girando pra ele assar. Pra proteger a comida ela abriu um guarda chuva no chão, de forma que ela e o milho se molhavam só um pouco. Sentado no calçadão recebendo aquele monte de água tinham casais comendo milho relaxados, levando uns sustos de vez em quando por causa das ondas altas. O mar é marrom e cheio de pedaços, do pouco que deu pra me aproximar vi um pneu de caminhão e muito lixo batido, aquela espuma constante cheia de coisas.

O cenário todo lembra o fim do mundo, se um dia eu fizer um filme sobre fim do mundo ele vai ser como Mumbai, é muito nublado com nuvens carregadas bem cinzas, algumas áreas com profundidade e outras só brancas muito densas, o céu parece baixo e tem muitos corvos e pombos sobrevoando todos os lugares.

tentativas de selfies a beira mar




Nenhum comentário:

Postar um comentário