quarta-feira, 9 de julho de 2014

Camel Safari

Essa semana fiz um safari de camelo pelo deserto! A proposta é bem turistona, mas foi super legal, saímos de Jaisalmer as 15h, fomos de jeep 50km pra dentro do Deserto do Thar (divide a India do Paquistão) e lá pegamos um camelo cada e fomos duas horas de camelo pra dentro do deserto, até encontrar as dunas de areia. As dunas são lindíssimas, era o deserto que eu estava querendo ver, estava na maior expectativa, aquela areia branca fininha formando desenhos ao vento. A maior parte do deserto aqui é com solo arenoso pedras e uns arbustos, mas depois de andar bastante chegamos na parte das dunas, é amarelo e fluido, muito bonito. Fiquei com muita vontade de visitar os lençóis maranhenses, deve ser o paraíso aquelas dunas com piscinas.

Andar de camelo foi muito engraçado, o camelo quando levanta inclina muito pra frente, quase caí! E ele é muito alto, é daqueles bichos que parecem ter um tamanho mas quando você chega perto são muito maiores. Tenho essa sensação com cavalos também, sempre acho que eles são menores do que são realmente. Mas o camelo é ainda maior do que o cavalo, você tem que se segurar na frente e atrás pra não cair com o balanço, e começa confortável mas depois de duas horas a perna fica doendo muito de ficar naquela posição tanto tempo.

Fomos em um grupo de quatro garotas mais os dois guias mais o dono do hotel onde estamos hospedadas e onde agendamos o safari. Paramos no deserto as 18h pra ver o pôr do sol, montar acampamento e comer, os guias fazer tudo, botam os camelos pra descansar, a sela em que sentamos nos camelos se transformam em nossas camas, eles fazem jantar e até cantam musica depois do jantar. Os dois guias eram paquistaneses, mas falavam inglês, hindi, mavari (língua/dialeto do Rajastão) e paquistanês. Passamos umas duas horas depois do jantar cantando músicas com um tamborzinho e um prato, musicas da India, do Paquistão, eu descobri que eu sei cantar Trem das 11h inteirinha e as meninas da Catalunia cantaram Garota de Ipanema, entre outras músicas lindas.

Dormimos no deserto com camas montadas na areia, o deserto tem muitos besouros peloteiros daqueles que enrolam cocô, eles são enormes! Por sorte não incomodaram a gente durante a noite. Foi muito bom dormir ao ar livre mas é uma ventania de areia a noite toda, os guias dormiram dentro do jeep, o dono do hotel no topo do jeep e nós quatro no chão. Dormimos com a cara coberta a noite toda e o corpo todo coberto, ainda assim acordamos encharcadas de areia, e não dá pra tomar banho, o banheiro é na natureza, a mão fica suja, a cara fica cheia de areia, é daquelas coisas boas de fazer uma vez na vida pra saber como é que é. O céu do deserto a noite vale todo o perrengue com a areia, é escandaloso, a lua ilumina que nem um farol, dá pra ver tudo, faz até sombra de tanta luz, é muito lindo. Eu acordei no meio da noite a lua já não estava mais no céu e foi ainda mais incrível, dava pra ver a via láctea inteira, muito clara, cheia de estrelas, muito especial.